segunda-feira, 27 de maio de 2013

Estamos aqui para ajudar!


 

                                       












Pesadelos


P. O nosso filho tem 3 anos e às vezes tem pesadelos. É grave?

R. Os sonhos terríveis e os pesadelos noturnos, são muitas vezes causa de tristeza nas crianças e motivo de preocupação para os pais.
    Algumas investigações revelaram que mais de 40% das crianças com idades compreendidas entre os doze meses e os 4 anos, têm pelo menos um sonho desagradável por semana. Tal percentagem desce para 22% nas crianças dos 9 aos 12 anos de idade. É revelado que com o crescimento em idade, aumenta a percentagem de sonhos originados por dificuldades pessoais, enquanto se observa uma diminuição dos sonhos assustadores, isto é, aqueles sonhos em que aparecem animais terríveis ou o medo do escuro e do desconhecido.Portanto, tendo em conta os dados acima referidos, acho que, para já, se deva considerar esta situação como normal. Mas se o distúrbio persistir, será oportuno consultar um psicólogo. 
   No entanto, podeis preparar o vosso filho para o sono de um modo carinhoso.
   Á noite, assume particular importância aquilo que dizemos às crianças que têm pouca idade como o vosso filho.Nas suas representações mentais, ele deveria poder encontrar sempre alguma coisa que o acalme e o alegre. Uma história, já deitado na cama, com conteúdo tranquilo, talvez inventada por vós, poderá ser útil para favorecer o sono.
  Também se poderá falar de projetos agradáveis a realizar no futuro.
  Nesta idade, uma atitude terna e afetuosa, produz um sentimento de confiança que permite à criança adormecer rapidamente e ter um sono calmo.



Sem comentários:

Enviar um comentário