segunda-feira, 3 de junho de 2013

ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR

                     

Sentirmo-nos e estarmos seguros é a prioridade do momento. Da segurança físico,psico, emocional e material, depende o nosso bem estar, o nosso sucesso, a nossa felicidade. Sentimo-nos seguros quando confiamos e a nossa confiança à escala global, está ameaçada.Urge pois, estabelecer o sentimento de segurança, cultivando a confiança. O sentimento de confiança é inato ao ser humano.A criança nasce vulnerável, mas confiante.Quando o afecto e os cuidados lhe são dispensados na medida das suas necessidades, ela desenvolve-se sem medos, logo, segura,  confiante.Em cada dia uma nova experiência. A criança gatinha, para vir a caminhar, de súbito corre, trepa, abre e fecha portas e gavetas, explora tudo o que existe para além do seu olhar,desafia os adultos, com um sorriso, a partilhar a sua aventura. Ser livre, sem receios, confiante.
Para que este estado se mantenha e venha a ter expressão mais tarde, na adolescencia e na vida adulta, é necessário que seja preservado e estimulado na infância.
Família, professores e todos os que privam com crianças, ao possuírem o conhecimento de que são coconstrutores do ser ainda em formação, certamente orientarão o seu comportamento e assumirão atitudes que potenciem a expansão da confiança e nunca o contrário.
A existência apresenta muitos perigos, mas nada que se não possa equacionar numa vertente segura.
Transmitir conceitos de preservação, assentes em bases de conhecimento inteligíveis para as crianças, onde possam relacionar experiências, vividas por si ou por outros, é uma metodologia que resulta.
Os adultos ao refletirem sobre seus medos, as suas inibições, os seus constrangimentos, encontrarão decerto o seu modo de acção positiva perante as crianças.
Ao preservarmos e potenciarmos o sentimento de confiança em cada uma das nossas crianças, assumiremos que também nós, adultos, acreditamos que no conhecimento, na responsabilidade, na cooperação, na liberdade, existe a verdadeira confiança.

Rosa Maria Sobral

Sem comentários:

Enviar um comentário